terça-feira, 13 de janeiro de 2015

SOMOS O TABERNÁCULO DE DEUS A TENDA DO ENCONTRO

Somos O Tabernáculo De Deus A Tenda Do Encontro 

Para nossa compreensão e nos necessário ter em mente todos os aspectos que nos possa mostrar como se encontrava Israel naquela ocasião.
De cima do monte poderia se ver o acampamento dos hebreus ao pé da montanha do Sinai, dali se avistava a Tenda do conserto, e a sua volta milhares e milhares de outras tendas, representando cada uma um lar israelita, cada uma representa uma família hebreia. Daquele ponto pode se ver todo movimento dos homens e mulheres e crianças. Entre tantos hebreus se destacam dois irmãos, um por nome Moises, o outro seu nome é Arão. 
Então temos o Monte Sinai. Moisés, Arão e o Tabernáculo. Vamos falar um pouco de cada e especificar em o Tabernáculo.
 O monte Sinai – o monte santo do Senhor. Um dos lugares mais sagrados de todo o Israel.

No Sinai -- Deus apareceu a Moisés na sarça ardente.
No Sinai – Deus faz um pacto com Israel.
No Sinai – Deus deu ao povo sua lei.
No Sinai – Deus falou com Elias num sussurro.
O Sinai -- o apóstolo Paulo diz: que representa Agar ou Jerusalém terrestre.

Arão – porta voz e liderado de seu irmão, por ocasião de Moises subir o monte por quarenta dias, deixou a liderança do povo de Israel sobre sua tutela, Arão um ótimo orador, e um péssimo líder, cedeu às pressões do povo quando pediram um deus e lhes deu um bezerro de ouro.
Moisés – líder, mediador, legislador e autor do Pentateuco, ao contrario de seu irmão um líder espetacular.  Incentivador aguerrido, humano e amigo por muitas vezes quando Israel desobedecia e Deus prometia derramar sua ira sobre eles, Moises ia e barganhava com Deus , isto é intercedia, tomava a causa sobre si assim como toda a responsabilidade do povo.

A Tenda do Concerto – Tabernáculo ou morada de Deus. Uma tenda com três divisões, o Átrio, o Lugar Santo e o Santo dos Santos. Nos dias do Antigo Testamento o Tabernáculo era o centro da adoração do povo Hebreu, e representava a presença de Deus.        
Feito conforme modelo celeste mostrado no monte, conforme Hebreus 8: 5.
Podemos mostrar três pontos bases extraídos do texto;
a)      Ele estava fora do arraial que fala de (SANTIDADE)
b)     Era a tenda da congregação (CASA de ORAÇÃO)
c)      Através do Tabernáculo Deus age em favor do povo (JUÍZO DIVINO).

I – O TABERNÁCULO: SÍMBOLO DE SANTIDADE DIVINA.
a)      O Tabernáculo era afastado do arraial dos pecadores, todos seus utensílios eram Santos, as Ofertas eram Santas, os sacerdotes eram Santos, na mitra do sumo-sacerdote estava escrito Santidade ao Senhor. Ex: 39: 30, 31.
b)     Não era permitido qualquer um entrar na presença de Deus, somente um sacerdote Santo a mediação.
c)      Em nossos dias não é diferente, por nós mesmos não podemos nos aproximar de Deus no santuário celeste. Hebreus. 9: 24.
d)     Somente um santo pode penetrar no Tabernáculo de Deus. Hebreus. 12: 14.

II – O TABERNÁCULO: A CASA DE ORAÇÃO.
           
a)      O objetivo da construção do Tabernáculo, era para que todo o povo buscasse ali o Senhor, tanto o povo Hebreu como o estrangeiro que peregrinasse no arraial, II Crônicas 32: 33.
b)     Apesar de no templo ter uma área restrita, chamada átrios dos gentios, Jesus como Sumo - Sacerdote nos restaurou e Isaías profetizou.   Is. 56: 7.
c)      Assim pela fé no Ministério de Cristo podemos chegar ao assento da habitação de Deus. Jeremias 17: 12. Hebreus 4: 16.

III – O TABERNÁCULO: O TRABALHO DIVINO EM FAVOR DO POVO.

1-      O serviço do Tabernáculo pode ser dividido em três partes: serviço no pátio, no lugar santo e no santo dos santos que se cumpriu em Cristo.
a)      NO PÁTIO: Como o Cordeiro de Deus, operou em nós a justificação no altar do holocausto.
b)     NO LUGAR SANTO: Como Sacerdote, através do Espírito Santo opera em nós a santificação, leitura da Bíblia (os pães), o testemunho (candelabro), oração intercessora (ALTAR DE INCENSO).
c)      NO LUGAR SANTISSIMO: Como sumo Sacerdote Ele faz os preparativos para a glorificação, libertação total do pecado. O juízo (ARCA DO CONSERTO E PROPICIATÓRIO).

IV -- O DIA DO JUÍZO: Levíticos 23: 27- 28. Apocalipse 14: 7. I Pedro 4: 17. O dia da expiação era dia de juízo, dia de expectação, dia de aflição, que julgava quem ou não permanecia como povo de Deus. Dia de sacrifício Romanos 12: 1- 2.   Dia de veredicto. Apocalipse 22: 12.

POR. HÉLIO IZÍDIO

Um comentário:

  1. Boa Noite. Paz de Cristo. Uma Obs: O Tabernáculo não ficava fora do arraial como mencionado. O tabernáculo ficava no meio do arraial e três tribos de cada lado. O que ficava fora do arraial era a (tenda do encontro) ou seja, onde Deus falava com Moisés. Essa tenda mencionada em Exodo 33,7 era antes da construção do tabernáculo. Ou seja, podemos dizer que era o pré-tabernáculo.

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